Seminário 100 Anos de Escolas de Samba Museu do Pontal organiza dois dias de discussões sobre as agremiações

Publicado em

Dois dias para pensar e discutir sobre o universo do samba! O Museu do Pontal organiza, nos dias 16 e 17 de agosto, o Seminário 100 Anos de Escolas de Samba. Entre os palestrantes convidados estão estudiosos como Luiz Antonio Simas, Renata Bulcão e Mauricio Barros de Castro e sambistas como Tia Nilda (Mocidade), Mestre Lolo (Imperatriz Lepoldinense), Erick Quirino (Samba da Volta), Thay Barbosa (Mangueira) e Thalita Santos (Vila Isabel). O evento tem como objetivo celebrar e debater o centenário das escolas de samba, uma das maiores instituições criadas por descendentes de africanos escravizados no Brasil.

– Vamos abrir as portas do Museu para pensar sobre o universo das escolas de samba de uma forma profunda, refletindo sobre suas raízes e o legado para a cultura nacional – afirma Angela Mascelani, diretora do Museu do Pontal.

Para além do intuito de revisitar o passado, o seminário irá levantar questões pertinentes ao mundo contemporâneo das agremiações, buscando a mediação e o diálogo entre os atores envolvidos. Quem teriam sido seus fundadores? Como conseguiram inventar instituições que duraram tanto tempo e que atravessaram diferentes conjunturas políticas? Quando e por que os desfiles se tornaram uma marca dos carnavais da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil? Como as escolas relacionaram tradição e indústria cultural? De que forma o julgamento molda os desfiles sob um olhar europeizado, em tensão com saberes afrobrasileiros? As muitas questões estão em pauta nos dois dias de debates.

– Estamos organizando um evento de grande porte, completamente gratuito. Somos a casa da arte popular brasileira no Brasil e não podíamos deixar passar em branco esse centenário – afirma o diretor executivo da instituição, Lucas Van de Beuque.

As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado para os participantes. O Museu do Pontal também oferecerá transporte gratuito a partir do Largo do Machado.

Confira a programação

16 de agosto: Quando o samba virou escola
9h30 às 10h - Boas-vindas - O Museu do Pontal e as escolas de samba
10h - Conferência de abertura. Com Tia Nilda e o historiador Luiz Antonio Simas. Mediação de Vinicius Natal.
11h - Um balanço dos estudos sobre escolas de samba. Com a antropóloga Maria Laura Cavalcanti e os historiadores e organizadores do seminário, Martha Abreu e Vinícius Natal. Mediação: Lucas Van de Beuque.
13h- Intervalo para almoço.
14h - Mitos e histórias das primeiras escolas e seus fundadores. Com a professora e pesquisadora Alessandra Tavares, o historiador Diego Uchoa, e a professora e enredista de escolas de samba Renata Bulcão. Mediação: Martha Abreu.
15h30 - Musicalidades negras: entre o desfile e a indústria cultural. Com o músico Eryck Quirino, o mestre de bateria da Imperatriz Leopoldinense; Luiz Alberto Lolo, o Mestre Lolo, e a professora, ritmista e diretora de tamborim da Vila Isabel, Talita Santos. Mediação do músico e pesquisador Felipe Barros.

17 DE AGOSTO: Quando o samba virou espetáculo

10h - Racismo e discriminação nas escolas de samba. Com o pesquisador Lurian Lima, a gestora pública Rafaela Bastos e Thay Barbosa. Mediação: Vinicius Natal
12h – Intervalo para almoço.
13h - Escolas de samba: costurando a política brasileira. Com a historiadora Fabiana Bandeira, o historiador Maurício Barros de Castro e o historiador Guilherme Guaral. Mediação: Martha Abreu.
14h30 - Desafios para os próximos 100 anos. Com o antropólogo Mauro Cordeiro e com a integrante da Velha Guarda do Império Serrano Rachel Valença, da Velha Guarda do Império Serrano e representante da Liesa. Mediação: Lucas Van de Beuque.
16h às 16h30 - Economia das Escolas de Samba – Jornalista e colunista Flávia Oliveira
Mediação: Lucas Van de Beuque
16h30 - Conversa, música e samba. Conversa, música e samba com Camarão Netto e Jane Carla (Pastora da Velha Guarda Show da Portela). Seguido de Roda de Samba com Som dos Crias. Mediação: Rachel Valença.

Comentários

0 Comentários