Lucas Mamede lança álbum de samba

Publicado em

"Você samba de que lado, de que lado você samba/ De que lado você vai sambar?", perguntou, certa vez, o cantor e compositor Chico Science em Samba do Lado, faixa do disco Afrociberdelia (1996). Pois Lucas Mamede, pernambucano como Chico, diria: "Todos". O cantor e compositor de 21 anos está lançando Mar dos Desejos, onde explora as diversas sonoridades do gênero musical brasileiro.

Mar dos Desejos tem produção do violonista e arranjador Rafael dos Anjos, que traz no currículo trabalhos ao lado de, entre outros, os cantores e compositores Arlindo Cruz e Diogo Nogueira. É o novo trabalho autoral de Lucas Mamede, que assina sete das nove composições – as únicas exceções são Abraço Casa, de Ana Caetano, e Amanhã Talvez, de Michael Sullivan e Paulo Massadas, que obviamente foram transformadas em samba. Este, aliás, é um dos muitos méritos da produção de Rafael: adaptar para a linguagem de Cartola e Nelson Cavaquinho canções que tiveram como ponto de partida gêneros como o ijexá, a bossa nova e a balada romântica.

Em Mar dos Desejos, Lucas Mamede, um jovem de 21 anos, estreita seus laços com o gênero que marcou presença em duas faixas de Já Ouviu
Falar de Amor, seu álbum de estreia, que teve a produção de Alê Siqueira (o mesmo dos Tribalistas e de Mateus Aleluia). O samba, aliás, se faz presente na capa do trabalho, que tem como inspiração as capas de discos de sambistas históricos como Agepê e Bebeto. Um trabalho corajoso e maduro de um artista cuja história na MPB ainda está para ganhar novos e vibrantes capítulos. E de volta a Chico Science, "mas escuto o samba."

A imagem é de Marcos Hermes.

Comentários

0 Comentários