Quitéria Chagas será Rainha de Bateria do Império Serrano em 2025

Publicado em

Mesmo possuindo cidadania italiana, Quitéria Chagas volta a morar no Brasil com a filha após o falecimento do marido, e, no próximo ano, irá reassumir o posto de Rainha de Bateria do Império Serrano, sob a liderança do Mestre Vitinho, no ano em que celebra 25 anos de trajetória no Carnaval. A coroação da atriz, psicóloga e dançarina, que já carregou o título em sete ocasiões anteriores, acontecerá no dia 15 de junho, durante a tradicional feijoada da agremiação.

A volta de Quitéria ao comando da bateria é a consagração de uma grande trajetória que possui com a Império Serrano. Desde 2003, a artista, reconhecida como "prata da casa", integra a família imperiana, tendo iniciado sua jornada como Rainha da Escola, resgatando um título que estava adormecido. Em 2006, ascendeu ao posto de Rainha da Bateria, cargo que ocupou pela última vez em 2020. "Entre as diferentes posições que já estive, meu propósito sempre foi preservar e enaltecer essa linda tradição que temos no samba, me dedicando totalmente para a escola", afirma.

Reconhecida como um ícone e referência do carnaval carioca,e considerada a “eterna rainha do Império”, ao longo de mais de duas décadas, Quitéria se tornou um símbolo da força, da garra e da resistência da mulher no samba. Sua luta contra a comercialização do cargo de Rainha da Bateria, prática que ganhou força nos últimos anos, a consagrou como defensora das tradições e valores do Carnaval.

Para ela, é uma grande felicidade poder voltar ao posto de Rainha da Bateria. "Mais do que um cargo, esta posição representa a voz e a força de milhares de mulheres pretas que dedicaram suas vidas ao samba. Sinto que ocupar esse papel é uma maneira de resgatar toda a nossa história e faço isso com muita responsabilidade e orgulho. São mais de vinte anos de amor que me conectam a essa escola, então não poderia estar mais feliz e grata a Sarrano. Espero que a gente faça história novamente em 2025", declara.

A imagem é de Roberto Filho.

Comentários

0 Comentários