Clubinho do Samba abre inscrições para as turmas de 2024 e oferece pela primeira vez aulas de canto e capoeira

Publicado em

O Clubinho do Samba, projeto emblemático dedicado à formação e capacitação de crianças e jovens, abre inscrições para as turmas de 2024, com 150 vagas para as turmas de teatro, violão, cavaquinho e percussão, e pela primeira vez, aulas de canto e capoeira. Os cursos são destinados a estudantes de 5 a 19 anos matriculados na rede pública e moradores do entorno do Méier, onde está localizado o Imperator - Centro Cultural João Nogueira, parceiro do projeto e onde as aulas são realizadas. Os interessados podem se inscrever no balcão do Imperator, entre os dias 4 a 8 de março. Mais informações ou dúvidas podem ser enviadas para o e-mail clubinhodosamba@clubedosambaoficial.com.br.

 Sob a direção de Ângela Nogueira, viúva do saudoso João Nogueira e criadora do projeto social que é um dos braços do Clube do Samba, o Clubinho do Samba busca não apenas transmitir os fundamentos do teatro e da música brasileira, mas também oferecer novas perspectivas de vida por meio de atividades educativas e culturais. “Em uma década de projeto, o Clubinho do Samba já beneficiou mais de mil crianças e jovens. É gratificante podermos dar oportunidade e conhecimento. E este ano será ainda mais especial, pois estamos comemorando os 45 anos do Clube do Samba”, conta Ângela.  

Pela primeira vez o Clubinho oferecerá aulas de canto, que serão ministradas pela professora Juliana Molin, e de capoeira, com o Mestre Ninho. Com uma abordagem versátil, as aulas de teatro serão coordenadas por Tatiana Nogueira, enquanto as aulas de percussão e cordas serão ministradas pelos professores Cacau de Castro e Henrique Garcia. No fim do ano, acontecerá uma apresentação para amigos e familiares. Durante o ano todos os alunos do Clubinho participam de atividades externas, como assistir a espetáculos em teatros e shows, que permitem uma experiência única e contribuem no desenvolvimento das tarefas.

O Clubinho do Samba é 100% gratuito e somente é possível pelo patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, capital do G20, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Yduqs I Estácio de Sá, Unisys e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. 

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte, destaca a contribuição significativa da cultura para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com criatividade e sensibilidade. “O Instituto Yduqs, em conjunto com a Estácio, tem a missão de apoiar projetos culturais como o Clubinho do Samba, e demonstrar seu compromisso em gerar um impacto positivo para o desenvolvimento da cultura no Brasil”, ressalta a presidente.

"Estamos muito felizes em ter a oportunidade de apoiar o projeto que cumpre uma missão tão importante: a promoção da cultura brasileira. Como uma empresa carioca, reconhecemos a relevância do samba para a história do Rio de Janeiro, já que o estilo musical surgiu na cidade e possui grandes representantes, como é o caso do nosso saudoso João Nogueira", destaca Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis.

O projeto sociocultural tem a coordenação geral de Clarisse Nogueira, o apoio do Imperator - Centro Cultural João Nogueira e a parceria institucional do Grupo Prismah. Clubinho do Samba preserva e perpetua as raízes do samba, seguindo o legado deixado por João Nogueira.

Comentários

0 Comentários