O molejo, o rebolado e a ginga numa roda de samba são características expressivas que definem grande parte do povo brasileiro. E é para exaltar essa particularidade que Jair Oliveira traz “Samba Colado”, seu sexto single do ainda inédito álbum “Tekoá” (palavra de origem indígena que significa “aldeia”, “comunidade”). A canção já está em todas as plataformas digitais e o lançamento é feito pela gravadora e editora S de Samba, pela plataforma criativa digital Marshmelody e a distribuição digital é da Ditto Music.
“Dentro desse contexto da ‘aldeia’ criativa e colaborativa simbolizada no disco, a canção ‘Samba Colado’ representa a importância do movimento, da fluidez, da dança e da música. As expressões corporais traduzidas no ato de dançar (ou sambar) sempre foram muito importantes para o brasileiro. O molejo, o rebolado, a ginga, o samba colado são manifestações culturais e cotidianas que ajudam a caracterizar a temperatura da nação e funcionam como ‘cola’ para unir as brasilidades que existem em todos nós”, define Jair.
Numa parceria inédita com Boca Melodia, cantor e compositor brasileiro que vive há anos na Flórida (EUA), a canção faz forte referência à irreverência e à esperteza rítmica presentes na canção “Deixa Isso Pra Lá” (de Alberto Paz e Edson Menezes), enorme sucesso de 1964 na voz do seu pai, Jair Rodrigues. Em trecho de “Samba Colado”, Jair Oliveira canta: Deixe que cole/ Que sambe colado/ Um samba descolado é bom/ Por isso/ Deixe que cole/ Que sambe colado/E cole no Tom.
“Também decidi incluir na letra uma sutil alusão à preciosa herança do movimento Bossa Nova que conquistou os salões de dança e as rádios do mundo inteiro com as obras marcantes de vários de seus representantes, em especial o legado de maestro Tom Jobim”, conclui Jair.
A produção e o arranjo da faixa ficaram sob a tutela de Boca Melodia e o lançamento é mais uma iniciativa independente de Jair Oliveira com suporte dos selos proprietários S de Samba e Marshmelody.
A arte gráfica do artista plástico Leo Macias é outro destaque: a capa do single é conectada com a proposta do projeto. Macias pretende completar a arte que tem apresentado em cada uma das 12 músicas apenas na capa do novo álbum “Tekoá”, previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.
A imagem é de Carol Biazotto.
0 Comentários