O Coletivo Mulheres no Samba de Niterói se apresenta na semana de Interculturalidades da UFF, na quinta-feira, dia 21 de setembro, às 19h, no Centro de Artes UFF. O coletivo Mulheres do Samba de Niterói será representado pelas cantoras Mônica Mac e Nilze Benedicto, que irão abrir o show para o grupo Casuarina.
Inaugurado em 2020, o coletivo Mulheres na Roda de Samba de Niterói traz para a cidade a representatividade feminina no samba. Sob direção musical da instrumentista Bárbara Fernandes (violão), a banda conta com a participação de Anna Caroline Marçal (Tantan e Conga), Myllena Fagundes (cavaco) e Suellen Fonseca (Surdo).
Em 2021 o coletivo ganhou o 1º lugar no Festival Níterói Lives, feito pela CGE e pela Sala Nelson Pereira dos Santos, com 1700 votos, reafirmando que o movimento das mulheres veio para ficar. A formação do coletivo trouxe para a cidade de Niterói um novo cenário para as mulheres. Em 2023, a fundadora do coletivo, Camille Siston, produtora cultural, jornalista e pesquisadora, inaugurou o projeto social Oficina das Minas, que atende 120 mulheres com aulas gratuitas de cavaco, violão, percussão e preparação vocal, que, em parceria com a CODIM, atende 40% das vagas, mulheres assistidas pelo Centro de Atendimento à Mulher.
O Coletivo surgiu como uma célula do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, colocando a cidade no mapa internacional de mulheres que protagonizam a cena do samba. Idealizado pela cantora Dorina, o movimento Mulheres na Roda de Samba destaca a presença feminina em diversos setores profissionais da música e do samba.
0 Comentários